O que esperar do mercado de Franquias em 2016

O mercado de franquias vem crescendo muito nas últimas décadas e deve encerrar o ano de 2015 com crescimento entre 9% e 10% em relação ao ano anterior. Mesmo em momentos em que os desafios econômicos e políticos têm um impacto importante no PIB Brasileiro, como em 2015, ainda assim o Franchising continua sendo um dos setores que mais cresce no Brasil.

É evidente que, em momentos menos turbulentos, este segmento poderá crescer ainda mais.  Porém, convém imaginar um cenário mais conservador para 2016, pois sabemos que uma retomada a todo vapor da economia não acontece assim tão rápido.

De qualquer forma, pode ter certeza de que será um ano de crescimento para o mercado de franquias – seja em aumento do faturamento, em número novas unidades e também pelo surgimento de mais empresas franqueadoras.

A expectativa é de um crescimento muito acima do esperado para a economia do País, o que mostra a importância do Franchising e revela que há boas oportunidades nesse mercado para quem pensa em abrir seu próprio negócio.

Mas embora o mercado de franquias seja promissor, nem todas as marcas deverão apresentar resultados positivos no próximo ano. O crescimento acontecerá apenas para aquelas empresas que de fato se empenharem em aprimorar suas redes, oferecendo treinamentos aos seus franqueados, diminuindo seus custos, lançando novos produtos e melhorando muito a experiência de consumo no ponto de venda.

As franqueadoras que obterão sucesso em 2016 precisarão ter “um olho para dentro e outro para fora” da rede. Ou seja, deverão se preocupar primeiro em crescer com a rede atual, fazendo com que cada um dos seus franqueados melhore seus resultados.

E ao mesmo tempo, não poderão perder a oportunidade de trazer novos empreendedores para a rede, desde que eles tenham o perfil desejado e possam ser também os impulsionadores desse crescimento.

Outros movimentos que já iniciaram em anos anoteriores no mercado de franquias devem se fortalecer em 2016, como o lançamento de modelos de negócios inovadores, seja na sua forma de apresentação ou na criação de novos mercados de consumo. Bons exemplos são os food trucks, formatos de lojas móveis e novos formatos de venda.

Também há sinal verde para as boas negocições em pontos comerciais, sejam em centros comericias, Shopping Centers ou mesmo pontos de rua. Tanto na negociação de luvas, quanto de aluguéis. Como nos últimos anos foram lançados centenas de empreendimentos no mercado, os preços estão mais adequados ao potencial de faturamento, pois já há mais equilíbrio entre a oferta e procura.

Tudo isso fará de 2016 um ano propício para novos investimentos que estejam muito bem estruturados. Para você que é investidor, vale a pena ficar atento ao modelo financeiro do novo negócio, às perspectivas de expansão da marca e ao tipo de suporte que você irá receber do franqueador.

Por fim, todo mundo sempre pergunta quais segmentos terão mais destaque no mercado de franquias em 2016. Ainda bem que não existe uma única resposta – há espaço para empreender nos mais diversos setores.

Por isso, se eu pudesse dar apenas uma dica, ela seria a seguinte: para ter sucesso em 2016, será preciso estar atento aos detalhes e ao dia a dia da sua operação, maximizando os resultados e estando muito próximo do seu cliente final, independentemente do mercado em que vai atuar.

 

Fonte: Franchise Store

Mimodon Modas

Avenida D. Pedro II, 423 - Centro
Fone: (11) 4021-0191 / Whatsapp: (11) 9-9978-6258
mimodon@mimodon.com.br